Gana

Então, quanto ao título, acho que, para quem é moçambicano ou frequente visitante, é auto-explicatório. Mas caso não seja, e caso o leitor seja “gringo” é o seguinte:

txopela significa (pelo menos na gíria de rua do sul de Maputo) apanhar uma boleia mas sem o conhecimento do motorista (pois…malandrices). Por exemplo quando as crianças estão a andar de bicicleta/patins/skate e ao mesmo tempo sendo puxado pela viatura à qual estamos a ser “txopelados” (estou aqui a pensar em como vou traduzir isto para inglês daqui há algumas linhas!!).

portanto o txopelando por aí vem destas viagens a locais que vou conhecendo à txopela do meu trabalho.

E o meu primeiro trabalho está a ser no Gana. Accra é a capital do país, e apesar de não ter passeado pela cidade pois só fiquei um dia lá e não conhecia ninguém. Em seguida vim para Takoradi. De acordo com um dos motoristas-guias-turísticos (pois!) é a segunda maior cidade do país; e é uma cidade irmã ainda por cima! Pois, Takoradi e uma outra, que já me esqueci o nome, “uniram-se” …mas não conseguiram…

Takoradi é uma cidade portuária, onde circulam os barcos, navios e plataformas que de certa forma alimentam o resto do país. Não é estruturalmente muito desenvolvida, com algumas necessidades básicas “um pouco” precárias, tipo água. O hotel está constantemente com falta de água, apesar da afirmação super convincente das recepcionistas. Sempre que chego ao hotel e pergunto se há água, prontamente me dão um SIM, que nem em casamentos alguma vez ouvi igual: com voz e cabeça (quase que partem a secretária com uma cabeçada…)! Chego ao quarto e (                 nada                        ).  E lá vem o balde com a caneca(algumas vezes)… faz-me lembrar muito alguns anos atrás, quando era pequenino e os chuveiros ainda nao tinham sido inventados. Pois os chuveiros só foram inventados em 1996/97 e logo a seguir os importamos lá para casa 🙂

Voltando a Takoradi, é uma cidade grande, com zonas muito distintas: tem algumas obras em ruínas, outras a serem reconstruídas e alguns edifícios imponentes (mas acho que são do governo). Tem muitas barracas de … tudo! sim, tudo. Mas principalmente cabelereiros frequentados por Beyoncés e companhia. Aqui o business é diverso: uma loja vende de A a Z. Veja a May!

A comida…é estranha, pelo menos aqui no hotel, ainda não me acostumei. Eles usam muitos temperos e até eu que como quase tudo ainda tenho dificuldades. Mas tem uma coisa muito nice: plantain, tipo banana frita! muito muito nice! o sabor é mto semelhante mas …não é banana! O que acho estranho porque esperitando pela janela vê-se um “bananal” de antenas e um “antenal” de bananeiras! Gana é também (segundo os meus colegas-informantes-turísticos) o maior exportador de cacau e tem o melhor chocolate….do mundo (e eu que pensava que eram os Suíços….tsc cambada de auto-publicitários). Mas ainda não consegui provar o chocolate, não tinha hoje e estou a crave por chocolate há muito tempo.

Pra finalizar algumas fotos que fiz com o meu celular, mas vou tentar ir pondo mais sempre que puder. Se tiverem alguma curiosidade perguntem, que eu…vou perguntar também e venho cá dizer!

Um abraço, um beijinho e um resto de dia excelente 😉

PS: os ganenses parecem ser um povo muito religioso, mas daí até usar a religião como inspiração para nome de loja…WOW!!!

(PS2: sorry english readers…this text is too long and boring and not worth the translation. the pics are waaay much better. ill translate next one. promise. in the mean time please make use of my personal secretary for those services; looke her up in google!!)

sempre,

eu.

3 thoughts on “Gana

  1. nao entendi. gringo nao pode ler coisa chata e o africano pode? –‘ ou mai god, ai jaste startéde txu spique ingrish nóu. 😉 estou maningue curiosa, conta mais coisas sobre a cultura, tradição, cores, comidas, prova de tudo e conta:)

    mwah,
    kay (sugere la banquinha Ta Kay Way ai…nao vao aguentar!!)

Deixe um comentário